domingo, 10 de julho de 2011

A IMPORTÂNCIA DAS STEs NO PROCESSO EDUCATIVO


AS Salas de Tecnologias Educacional -STEs tem ocupado, a meu ver, uma posição de dupla compreensão nesse processo de transformação que vive a educação em nosso tempo. Se por um lado é vista como uma solução para o acesso do aluno ao computador e um meio de apoio ao professor regente, por outro lado, equivocadamente, é vista como um espaço recreativo ou um refúgio onde o professor e os alunos vão por um tempo a fim de passar alguns momentos de descontração, mesmo que o tema trabalhado ali esteja relacionado ao conteúdo da sala de aula.
Voltemos um pouco na história para endender esse processo: em 2007 o MEC cria o ProInfo - Programa Nacional de Informática na Educação. De lá para cá muitas ações e mudanças foram sendo adotadas para concretizar utilização da informática como recurso pedagógico, e uma dessas ações foi justamente a criação das STEs, que funcionam de modos distintos de um Estado para outro, assim como entre os municpios também não existe uma unanimidade de metodologia de trabalho. Em Dourados a Secretaria Municipal de Educação, a exemplo da Secretaria Estadual de Educação lotam professores efetivos de diversas áreas do conhecimento, por meio de processo seletivo específico, para atuarem como colaboradores e suporte dos professores regentes na utilização de recursos de informática. Assim, a principal função do professor da STE na escola é auxiliar o professor regente em suas atividades profissionais, orientando-o no uso adequado dos recusos de informática, bem como preparar conteúdos e selecionar programas e aplicativos para o mesmo, de acordo com suas atividades que estão previstas em seu planejamanento de aulas. Em suma, o professor da STE prepara os recursos de informática para facilitar o processo de aprendizagem do aluno em conteúdos de todas as áreas ou disciplinas.
Penso que essa visão não é, ou pelo menos não deveria continuar sendo vista como a função principal desse profissional, e sim a de contribuir no preparo do aluno para a vida em meio a um mundo predominantemente digital. Ressalvando as excelentes contruições desses profissionais ao longo desse processo, é importante atentar para a mundança dos tempos. Penso que a STE poderia contribuir mais ainda na orientação do aluno para o uso correto da informática na vida pessoal e na futuramente profissional, se atuasse com mais profundidade na área específica de informática aplicada ao aluno, inclusive com mais atividades no contra-turno, em forma de aulas de informática com requintes de conteúdo pedagógico, de modo que o aluno aprenda sem saber que está aprendendo.
Se o aluno conseguir utilizar e dominar corretamente os principais aplicativos dos sistemas operacionais e dos ambientes de trabalho, assim como da internet, ele fará, certamente um bom uso desses recursos em sua rotina acadêmica e com isso estará se preparando para a vida, que não se resume em dominar orkut, Emails, msn ou em saber baixar músicas e vídeos.
Prof. Ronaldo Gomes
Dourados

2 comentários:

XUMÉ TERENA - RUBENS ROSARIO PINHEIRO disse...

Ronaldo, vc é muito feliz qdo fala da STE nas escolas. É isso mesmo que os pais cobram na comunidade, e os alunos querem isso. Concordo com VOCÊ. POREM, a STE torna recreativo para os professores que não planejam sua aula mas para os alunos a STE é muito importante.
Cabe ao profissinal ter objetivos e compromisso com os alunos ao usar a STE.

Roni disse...

Com certeza Rubens. A grande verdade é que o papel do professor da STE possui um importância fundamental nesse processo educativo em nosso tempo, mas que fica ofuscado justamente pelo fato deste, a meu ver, não possuir um direcionamento protagonista em seu trabalho.

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