O Conselho Municipal de Saúde de Dourados aprovou por unanimidade no útimo dia 07 de julho o Projeto Alecrim, apresentado pela Associação Alecrim.
O projeto propõe a criação de um Centro de Tratamento Médico Especializado e Reabilitação de pessoas com mobilidade reduzida e distúrbios do movimento, causados por paralisia cerebral, doenças e acidentes, inclusive com utilização de métodos e medicamentos considerados altamente eficientes, como a Toxina Botulínica (BOTOX), que é custeada pelo SUS, mas ainda não é utilizada em Dourados por falta de local adequado. A coordenação e responsabilidade técnica do projeto é do Dr. Marcel Pierobon, médico neurocirurgião com habilitação para a aplicação e manutenção do tratamento com o BOTOX.
Segundo o coordenador do projeto Ronaldo Gomes, a entidade buscará parcerias com instuições especializadas em distúrbios do movimento, como forma de agilizar e acelerar o atendimento à população da macro região de Dourados.
Além da realização do tratamento e do processo de reabilitação, o projeto dará apoio social às familias, com orientação, trocas de experiências e ações de trabalho e geração de renda, sempre visando encontrar meios de melhorar as condições de vida da pessoa com deficiências.
O próximo passo será mobilizar a sociedade e a classe política para a compreensão da necessidade e implementação do projeto, que beneficiará muitas famílias da região, que buscam esse tipo de tratamento em outros Estados, deixando incompleto o processo pela falta da reabilitação contínua adequada, ou que nem fazem o tratamento por desconhecimento e falta de condições dos médicos e profissionais habilitados.
quarta-feira, 22 de julho de 2009
CONSELHO DE SAÚDE DE DOURADOS APROVA PROJETO DA ALECRIM
18:22
Sem Comentarios
0 comentários:
Postar um comentário